Saiba o que é a alergia ao Ovo

Algumas pessoas não podem comer ovo que começam a surgir alguns sintomas muito comuns de alergias alimentares. Quando isso acontece quer dizer que o sistema imunológico da pessoa identifica, de forma errada, a proteína que é encontrada nos ovos como se fossem invasores nocivos e acabam lançando um ataque a ela.

Nesse ataque são liberados produtos químicos como a histamina que acaba resultando em sintomas problemáticos de alergia.

Quem é alérgico ao ovo

A alergia ao ovo pode acometer qualquer pessoa, mas algumas crianças e bebês possuem uma chance de maior de desenvolvê-la principalmente se estiverem sob as seguintes circunstancias:

Doenças na pele – determinadas condições de pele que acometem a criança tornam aquela criança alguém que está mais propenso e desenvolver alergia a alguns alimentos, entre eles, o ovo.

Genética – se pelo menos um dos pais tiver qualquer tipo de alergia (as alergias sazonais são um exemplo) ou uma alergia alimentar o filho tem um risco maior de desenvolver alergia a alimentos.

Idade – quem mais tem alergia a ovo são as crianças. Cerca de 70% das que apresentam esses tipos de alergia acabam superando-a quando chegam aos 16 anos de idade.

A alergia é a clara ou a gema?

As pessoas que são alérgicas ao ovo normalmente são as proteínas que ele contém, a albumina, que está presente em sua clara. Porém, elas podem ser encontradas também em sua gema.

Geralmente, os médicos aconselham os pacientes que tenham qualquer uma das alergias ao ovo que ele seja evitado por inteiro.

Sintomas menores

Os sintomas que uma reação alérgica provoca varia de acordo com cada pessoa, assim, algumas podem ter sintomas mais leves e outras mais graves. Eles podem aparecer tão rápido que em poucos minutos após o ovo ter sido consumido eles começam a aparecer. Boa parte dos sintomas envolve a pele sendo que o primeiro sinal de que uma reação alérgica está se iniciando é a erupção que ela apresenta. São manchas vermelhas que ficam inchadas e que costumam aparecer na face bem como ao redor da boca.

Outros sintomas que a alergia ao ovo provoca são congestão ou inflamação nasal, sintomas da asma como aperto no perito ou tosse e sintomas gastrointestinais com cólicas, náuseas e, em algumas vezes, vômito.