Malefícios que a margarina causa aos diabéticos

A margarina é uma mistura de ingredientes adulterados como os óleos vegetais que acabam sofrendo por um processo de hidrogenação para chegar ao resultado que tanto é conhecido por todos. Mas ela também contém outros produtos que prejudicam demais a saúde de quem as ingere.

Boa parte das margarinas contém em sua composição o óleo vegetal polinsaturado. O problema é que toda gordura polinsaturada acaba inflamando as células do corpo e ao longo dos anos isso pode trazer diversas complicações a saúde.

Porque a margarina não é boa para quem tem diabetes

A diabetes é causada pelo excesso de glicose presente no sangue. Como esse excesso pode ser causado por duas formas diferentes ela divide-se em dois tipos: o tipo 1 e o tipo 2. Independentemente do tipo de diabetes que a pessoa possua ela já tem algumas células inflamadas, em alguns essa quantidade é maior e em outros é menor.

Quando a margarina é ingerida pelos diabéticos essa inflamação aumenta ainda mais e, consequentemente, os riscos de complicações graves também aumentam como o infarto do miocárdio e o AVC.

Outro mal que esse produto causa é afetar a eficácia dos medicamentos que são usados por quem tem diabetes. Por isso e tantos outros problemas que ela provoca quem tem diabetes deve evitar o seu consumo.

A manteiga pode substituir a margarina?

Diferentemente da margarina, a manteiga é feita a partir da nata do leite e, por isso, ela acaba produzindo gordura saturada que não é maléfica ao organismo. Esse tipo de gordura também está presente nos queijos amarelos e na carne vermelha. Ao ingerir moderadamente a manteiga ela não traz nenhum tipo de complicação para a saúde.

Um dos fatores que trazem risco aos diabéticos é a obesidade e cerca de 90% dos diabéticos encontram-se nessa situação. Esse risco é válido tanto para quem tem a diabetes tipo 1 quanto a tipo 2. Por isso, consumir alimentos que sejam saudáveis e tratar essa doença é fundamental para ter uma qualidade de vida melhor para quem possui apenas uma delas ou as duas.